Fiscalização ambiental é intensificada em Rio Claro

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura vai intensificar a fiscalização ambiental no município de Rio Claro. A iniciativa tem apoio da 4ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam), que possui sede em Mangaratiba. Eles se reuniram no último dia 7, na sede da Secretaria, para acertar os detalhes da parceria.
De acordo com o secretário, Cid Magalhães Júnior, para fortalecer este trabalho a guarda ambiental do município também está em processo de reestruturação, com a contratação de novo pessoal aprovado no último concurso público.
Os policiais da Upam, subtenente Weber e soldado Aurélio, informaram que a unidade combate crimes ambientais como queimadas, desmatamento, caça, extração mineral e vegetal, criação de animais silvestres em cativeiro, poluição e maus tratos aos animais, com base na lei nº 9.605/98.
A fiscalização é feita por meio de patrulhamento de rotina ou de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone (24) 3361-9580. A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro também recebe queixas de agressões ambientais em sua sede na Av. João Batista Portugal, nº 223, Centro, ou pelo telefone (24) 3332-1292, ramal 444.
Aliada as ações de fiscalização, a parceria prevê ainda trabalhos em Educação Ambiental, que buscam orientar produtores rurais e alunos das escolas de Rio Claro. Também apoiam estas ações o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Sindicato Rural de Rio Claro e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.