Rio Claro discute implantação de Corpo de Bombeiros

Bombeiros

Na expectativa da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Rio Claro, foi realizada uma reunião entre o comandante do Comando de Bombeiro de Área Sul, coronel César Nicolau Melhem; o comandante do do 7º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Barra Mansa, tenente coronel, Alexandre Santos Ferreira, e o prefeito Raul Machado.

O encontro aconteceu no gabinete e foi discutida a política do governo do Estado para a implantação de 21 unidades do Corpo de Bombeiros em municípios que ainda não possuem o serviço. Na região, além de Rio Claro, Mendes e Porto Real estão nesta situação.

O prefeito falou do interesse na instalação da unidade devido ao grande número de incêndios em matas que ocorre no município. A Rodovia Saturnino Braga também gera atenção por causa dos acidentes. Por ela, passa ainda o carregamento de urânio em direção às usinas nucleares em Angra dos Reis, o que exige cuidados redobrados na prevenção de acidentes.

Raul lembrou também que o plano de evacuação em caso de acidente nuclear justifica mais ainda a instalação do Corpo de Bombeiros. Está prevista a utilização de parte dos recursos de compensação ambiental para este fim.

Atualmente, Rio Claro é coberto pelo 7º GBM que abrange ainda os municípios de Barra Mansa, Quatis e Porto Real, inclusive grande trecho da Rodovia Presidente Dutra.