A Casa da Cultura de Rio Claro recebeu nesta quarta-feira (04/12), o evento “Unindo Forças Contra o Preconceito”, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). A conversa foi mediada por Christiano Amaral, coordenador do CREAS. Também estiveram presentes Júlio Cesar Camargo, secretário de assistência social e direitos humanos, Franciele Cordeiro, orientadora social e Greicy Santana, assistente social.
O encontro foi voltado para os estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Fagundes Varela, com faixa etária entre 15 e 18 anos. A professora Sueli, que leciona as disciplinas de Filosofia e Sociologia para os alunos, trabalhou o tema preconceito de forma lúdica, através de uma encenação. No evento, os alunos representaram quatro cenas diferentes dentro da temática proposta no ano letivo: “Moral e Ética e sua Evolução na Sociedade.”
O grupo abriu a apresentação com cenas que abordaram os temas respeito, empatia, solidariedade, questão racial, discriminação no mercado de trabalho e a homofobia. “Também sofri discriminação, mas acredito que se a gente quer, a gente pode”, afirmou a professora Sueli.
Greicy Santana destacou que qualquer pessoa está suscetível a precisar de ajuda. “As pessoas não querem expor a violência que sofrem, por medo ou vergonha”. A assistente social explicou ainda que existem diversas formas de preconceito, como por sexualidade, origem e gênero, e que através do debate é possível buscar uma sociedade mais justa e igualitária. “A tecnologia já avançou em tantas coisas, por que não podemos avançar nos pensamentos?”, indagou Greicy.
Christiano Amaral esclareceu, para ressaltar o acolhimento da Assistência Social à população, que as pessoas não precisam se sentir envergonhadas ao procurar ajuda, em razão de o atendimento ser sigiloso. Além disso, também há opção de ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, e do Disque 100, que atende diversas situações de violações.