Município firma parceria para incentivar a produção de ovos

Dando sequência às ações do governo para o desenvolvimento do setor agropecuário, ocorreu na quarta-feira (31), no gabinete do prefeito, reunião com Marcelo Faria, da empresa Rica Alimentos, Cláudio Rocha, Carlos Antônio Faria Martins e Leonardo Claro, do escritório local da EMATER-Rio, e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico Cultura, Turismo Eventos, Esporte e Lazer e de Meio Ambiente e Agricultura.
O objetivo do encontro foi firmar parceria entre a empresa Rica e a Prefeitura, para o desenvolvimento do Projeto de Produção de Ovos no município. Foram discutidos alguns pontos norteadores, como as regras para o estabelecimento da parceria, os papéis de cada um no projeto, o mercado consumidor disponível na região e o momento oportuno para estabelecer essa nova cadeia produtiva no município, considerando o início da construção do Entreposto de Ovos Municipal, ainda nesse semestre.
A Prefeitura Municipal e a empresa já haviam iniciado essa conversa anteriormente, mas somente agora houve a possibilidade de desenvolver uma proposta executável, criando uma oportunidade para desenvolvimento econômico tanto para a pequena propriedade rural como paras as propriedades maiores.
Segundo o diretor da empresa, Marcelo Faria, “a empresa pretende iniciar a atividade de criação de galinhas para a produção de ovos caipiras no município, mas não quer fazer isso sozinha; quer aproveitar essa oportunidade de mercado e desenvolver uma proposta com os produtores locais, sejam eles pequenos produtores, médios ou grandes”. A empresa propõe uma espécie de parceria com o produtor rural, que recebe subsídios para estabelecer a criação de galinhas poedeiras com insumos, assistência técnica e escoamento garantido para a produção. A Prefeitura apoia a ideia, especialmente por se tratar de proposta que irá gerar benefícios à coletividade, além da existência do mercado consumidor local e regional, que praticamente garante o sucesso da empreitada.
Agora os técnicos da Prefeitura e da Emater-Rio, em conjunto com a empresa, vão trabalhar na formatação de uma proposta a ser apresentada aos interessados até o início de março de 2018.
Enquanto isso, os interessados podem se cadastrar, no horário comercial, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura ou no escritório local da Emater-Rio, deixando telefone e/ou e-mail de contato para que seja encaminhado o convite para a reunião de apresentação.