Projeto Pequeno Guarda Parque desperta consciência ambiental em alunos de Rio Claro

O município de Rio Claro vem investindo na educação ambiental com o projeto Pequeno Guarda Parque, voltado para alunos de 8 a 11 anos, do 4º ao 6º ano. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de proteger e valorizar os bens naturais e culturais da cidade, incentivando a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

O projeto, inédito na região, utiliza uma caderneta especial elaborada em parceria com a Pequena Central Hidroelétrica Rio do Braço S/A (PCH do Braço), por iniciativa do educador naturalista Lauro da Cunha Narciso — que reúne mapas do município, pontos turísticos e áreas naturais, além de atividades práticas que permitem aos alunos registrar observações sobre espécies, água e outros elementos da natureza. Professores de Geografia, Ciências, Educação Ambiental e do 4° ano conduzem as atividades tanto em sala de aula quanto em saídas de campo.

A iniciativa também conta com a colaboração do Parque Cunhambebe, em Lídice, promovendo ações integradas nas escolas da região. A abertura do projeto ocorreu no mês de março, quando professores e gestores participaram de capacitação para aplicar o conteúdo durante todo o ano letivo.

“Os resultados já começam a aparecer: alunos e familiares demonstram engajamento identificando espécies locais, discutindo a preservação da água e refletindo sobre a redução de queimadas. A culminância das atividades ocorrerá em dezembro, consolidando as boas práticas aprendidas e preparando o caminho para a continuidade do projeto no próximo ano”, disse a coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental II, Maria Natalina de Aguiar Diniz.

Para a secretária de Educação, Thais Isabelle de Carvalho, está sendo muito gratificante ver os alunos tão engajados com o projeto Pequeno Guarda Parque. “A educação ambiental vai muito além da sala de aula: ela transforma atitudes, promove respeito pela natureza e fortalece o senso de cidadania. Queremos que cada estudante se sinta responsável pelo cuidado com nosso município e leve esse aprendizado para a vida toda”, aponta.

A fala foi completada pelo secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Vicente de Almeida, ressaltando que essa experiência dos alunos fará diferença na construção de uma cidade mais sustentável e consciente. “Os programas de educação ambiental são muito importantes para passar para as crianças a identidade do nosso local, o conhecimento e a importância da preservação. Os estudantes são grandes educadores e transmitem essa responsabilidade para a família”, destacou, completando que, para o próximo ano, pretende intensificar ainda mais a educação ambiental em Rio Claro, já que todas as oportunidades de turismo — área onde o município tem fortemente trabalhado — passam pelo meio ambiente.

O projeto Pequeno Guarda Parque é uma iniciativa única de Rio Claro. Para o prefeito Babton Biondi, é um exemplo de como é possível unir educação e preservação ambiental. “Investir na conscientização das crianças é investir no futuro de Rio Claro. Ainda mais numa cidade com quase 50% de área preservada”, lembrou.