A abertura do Festival Sabores do Vale do Café, realizada na noite desta sexta-feira, 24, marcou um momento histórico para Rio Claro: a assinatura que oficializou o município no APL (Arranjo Produtivo Local) do Vale do Café. O ato, realizado com a presença de autoridades municipais, estaduais e produtores, simboliza o fortalecimento das raízes econômicas e culturais da cidade, além de reforçar seu papel no turismo e na produção rural do estado.
Durante a cerimônia, o prefeito Babton Biondi destacou o orgulho de ver Rio Claro novamente no centro das atenções da região e ressaltou o valor de resgatar as origens pecuaristas e agrícolas do município. “Rio Claro sempre teve características fortes na pecuária de corte e leiteira, fomos pioneiros ainda na gestão do ex-prefeito Zé Osmar. Quando assumi, encontrei uma cidade organizada, com saúde em primeiro lugar no estado, educação avançando e assistência social atuante — e isso nos permitiu investir em novas frentes, como o turismo e o fortalecimento da nossa identidade. Somos o pulmão verde do estado, o maior produtor de queijo frescal do Rio de Janeiro e o terceiro maior produtor de leite da região. Temos muito a oferecer e entregar”, afirmou o prefeito.
Babton também lembrou o simbolismo do café para o município. “Temos o café na nossa bandeira e, até pouco tempo, não tínhamos um pé de café plantado em Rio Claro. Agora voltamos às origens — fomos o maior produtor do estado e hoje retomamos esse legado”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi, ressaltou a importância de ações conjuntas para consolidar o nome de Rio Claro no cenário regional. “Trabalhamos juntos pelo município. Eventos como este não são gastos, são investimentos. Colocam Rio Claro no roteiro e no cenário do turismo e do desenvolvimento sustentável”, afirmou.
A assinatura contou com a presença do presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato, do secretário estadual de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira, e do presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale do Café (Ascav), João Machado, além do representante da marca Café JC. A partir de agora, Rio Claro passa a integrar oficialmente a APL e a associação, que reúnem produtores de café, cachaça e queijo artesanal — produtos que simbolizam a força e a tradição da região. “Esse é o primeiro passo de um novo tempo. O incentivo à agricultura e ao turismo precisa caminhar junto, gerando emprego, renda e desenvolvimento para nossa cidade”, destacou o prefeito.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, contou com um recado do secretário, Gustavo Tutuca. O assessor especial da secretaria, Wanderson Farias, parabenizou o município pela integração ao Vale do Café e reafirmou o compromisso de apoio ao setor produtivo regional.
A vice-prefeita e secretaria de Saúde de Rio Claro, Guta Monteiro, reforçou o convite à população para prestigiar o evento e conhecer mais sobre as belezas locais. “Rio Claro é bela. Nosso estado não é feito só de litoral, mas também de serra, de cachoeira, de cachaça, de queijo e de café. Precisamos nos encantar com o que temos e mostrar que somos capazes de construir um turismo forte e sustentável”, destacou.
Após a solenidade, o público aproveitou o primeiro dia do festival com o show de Vitor e Igor, seguido pelas apresentações de Nico Rezende e Biafra, que encantaram o público presente.
O Festival Sabores do Vale do Café continua neste sábado, com mais atrações culturais, gastronomia, música e experiências que celebram a história e o potencial econômico do interior fluminense. Os shows são de Daniel Monnerat e Julinho Marassi e Gutemberg, a partir das 19h30.



