Realizada primeira etapa de capacitação do novo sistema de georreferenciamento de Rio Claro

Servidores de diversas áreas da Prefeitura de Rio Claro participaram do primeiro treinamento oferecido pela Inter Mapas, empresa responsável pelo georreferenciamento de todo o território municipal. A capacitação, realizada no dia 10 no Laboratório de Informática Raul Machado, marcou o início da fase de implementação do sistema, que dará suporte ao planejamento urbano, fiscalização e gestão tributária.
Pela manhã, equipes das secretarias de Finanças, Obras e Meio Ambiente receberam instruções sobre as funcionalidades básicas do Sistema de Cadastro Técnico Multifinalitário. Já no período da tarde, fiscais de posturas, meio ambiente, obras e o setor de cadastro imobiliário foram orientados sobre o uso da versão mobile da plataforma, que será utilizada em atividades externas, como vistorias e visitas técnicas.
“O sistema reúne informações obtidas por meio de captação aérea e imagens registradas por câmeras de alta definição e sensores GPS, levantadas nos distritos de Rio Claro, Lídice e Passa Três. Com esses dados, a prefeitura passa a ter acesso a um banco de informações territoriais e de áreas construídas muito mais preciso, que será comparado aos registros cadastrais já existentes”, explicou o secretário de Finanças, Pedro Canisio.
Segundo a subsecretária, Fabiane Balieiro, o recurso representa um avanço para a atualização do cadastro imobiliário, aprimora a fiscalização e fortalece uma gestão tributária eficiente. “Com tecnologia e dados atualizados, conseguimos planejar melhor, oferecer mais segurança às análises e permitir que a cidade cresça com responsabilidade”, reforçou.
A Inter Mapas seguirá com o levantamento completo do território enquanto os servidores operarão o sistema e utilizarão as novas informações, consolidando as bases para uma gestão moderna e integrada.
O prefeito Babton Biondi ressaltou que o georreferenciamento é um marco para Rio Claro. “Com tecnologia e informação precisa, nós fortalecemos o planejamento urbano, modernizamos a gestão tributária e garantimos decisões mais responsáveis para o futuro da cidade”, conclui.