A Secretaria de Educação de Rio Claro realizou nessa semana, ao final do ano letivo, o Seminário de Boas Práticas, um encontro voltado ao reconhecimento e à valorização de experiências pedagógicas desenvolvidas no dia a dia das salas de aula da rede municipal. O evento reuniu professores da rede municipal e participantes de iniciativas como os prêmios Magda Soares e Professor José Osmar de Almeida, promovendo a troca de vivências que fortalecem a aprendizagem dos estudantes e inspiram novas possibilidades no ensino. O seminário ocorreu no auditório da Escola Municipal Raul Machado.
De acordo com a secretária de Educação, Thais Isabelle de Carvalho, o seminário tem um papel fundamental dentro da política educacional do município. “A importância do Seminário de Boas Práticas é reconhecer e valorizar experiências que transformam a sala de aula no dia a dia, fortalecem a aprendizagem dos nossos estudantes e inspiram novas possibilidades. Cada ação apresentada é resultado do compromisso, da criatividade e da dedicação dos professores da rede”, destacou.
Segundo a secretária, o evento é realizado estrategicamente ao final do ano para dar visibilidade às ações desenvolvidas ao longo do período letivo. “Esse seminário acontece no fim do ano justamente para dar destaque, valorizar e reconhecer essas experiências em sala de aula. Reunimos os professores que participaram de premiações que aconteceram na cidade e apresentamos essas práticas para incentivar e inspirar outros professores”, completou Thais Isabelle.
Durante o seminário, os próprios educadores apresentaram seus projetos, compartilhando metodologias, desafios e resultados alcançados com os alunos. Entre as experiências expostas esteve o projeto “Deu jeito, do meu jeito, juntos com respeito”, desenvolvido pela professora Evellyn Aparecida Alves Medeiros Ramos, voltado ao trabalho com valores, empatia e combate ao preconceito ainda na educação infantil.
A iniciativa envolveu rodas de conversa, leitura e vivências práticas, como o uso de cadeiras de rodas, para estimular a reflexão das crianças sobre respeito e inclusão. “A sala de aula não é só um lugar de ensinar disciplinas. É um espaço de interação, de conversa. Muitas vezes o professor acaba assumindo papéis de mãe, pai e até de psicólogo, porque questões emocionais interferem diretamente na aprendizagem”, ressaltou a educadora.
Outros projetos também chamaram a atenção por abordar temas sensíveis e atuais, como o Setembro Amarelo, com foco na valorização da vida, o Projeto Vozes do Futuro: Mentes Jovens pela Saúde, apresentado pela professora Teresinha da Rocha Pereira, que estimula o cuidado com a saúde emocional desde a infância.
A inclusão também teve destaque no seminário com o projeto “Listen to Your Heart – Inclusão Bilíngue: o ensino de língua inglesa para alunos surdos”, apresentado pelo professor Christiano Pereira do Amaral. A proposta trabalha de forma trilíngue, integrando português, inglês e Libras, ampliando as possibilidades de aprendizagem e participação dos estudantes surdos nas atividades escolares.
“Tivemos um ano de muitas experiências positivas em Rio Claro na educação. Esse seminário reafirma o nosso compromisso com uma formação integral, humanizada e inclusiva, valorizando o protagonismo dos professores e reconhecendo a escola como um espaço de transformação social”, finalizou a secretária.




