Desfile Cívico de Passa Três abre a Festa da União com shows e celebração à Independência

Cerca de 1,5 mil alunos de nove escolas e um CRAS participaram, nesta sexta-feira, 5, do desfile cívico do distrito de Passa Três, em Rio Claro, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O evento, que reuniu um público de aproximadamente mil pessoas, celebrou o civismo da data e abriu oficialmente a Festa da União, que segue até domingo com shows.
A secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho, destacou a importância do desfile para o desenvolvimento do patriotismo e do sentimento de pertencimento. “Os alunos se sentem orgulhosos em representar sua escola e sua comunidade. Esse pertencimento fortalece o orgulho de ser cidadão do município”, afirmou.
O tema deste ano foi “O Turismo como Meio de Preservar as Raízes da Nossa História”, incentivando uma reflexão sobre como o patrimônio cultural, tradições e marcos históricos podem ser valorizados por meio de um turismo consciente e educativo.
A secretária lembrou que o desfile cívico de Passa Três é um dos três realizados ao longo do ano na cidade, junto com os desfiles do aniversário de Rio Claro e da Festa da Paz em Lídice. Devido à logística do município, a divisão foi planejada para que todos os estudantes tenham oportunidade de participar ao longo do ano.
O prefeito Babton Biondi agradeceu a presença dos munícipes no evento. “Ver estudantes e comunidade celebrando nossa história, reforça que precisamos mais do que nunca do envolvimento de cada cidadão para crescer e desenvolver. Eventos como este fortalecem nossa cultura, nossa educação e nosso sentimento de pertencimento”, mencionou.
A iniciativa foi uma realização das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer. Desfilaram cinco escolas municipais, três estaduais, uma particular e o CRAS, com apresentações de fanfarras e bandas marciais.


FESTA DA UNIÃO
Durante a Festa da União, que acontece à noite até domingo, o público poderá conferir:
Sexta-feira (5): Violada Bruta – 22 horas
Sábado (6): Banda Made In Modão – 22 horas
Domingo (7): Renato Teixeira – 21 horas, seguido de Max Oliveira
DJ Nado Portugal: animando os três dias do evento
Além dos shows, a festa contará com parque de diversões e praça de alimentação.