Rio Claro intensifica as ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental durante todo o mês de setembro, com o fechamento previsto com uma programação especial no dia 26, sexta-feira, na Praça Fagundes Varela, Centro, das 9 às 16 horas. O evento, que leva o lema “Viver é agora, porque a vida não espera”, contará com a participação da comunidade e de diversas secretarias municipais, como Educação, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer.
Segundo Ana Paula Lopes Miguel, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, o trabalho em saúde mental é contínuo e abrange diferentes serviços: CAPS Tipo I, Leitos de saúde mental no Hospital Geral e Ambulatório Ampliado. “Com o ambulatório descentralizado, conseguimos facilitar o acesso da população a cuidados especializados, sem sobrecarregar o CAPS, que passa a atender principalmente casos mais graves”, explica.
O município também investe em prevenção, promoção e tratamento de crianças e adolescentes, com a criação do CAAIA – Centro de Atendimento Ampliado da Infância e Adolescência, que oferecerá reabilitação psicossocial e atendimento multidisciplinar. O espaço já existe e está em fase de reforma, reforçando a estrutura da Rede Municipal de Saúde.
Ao longo do mês, ações de conscientização têm sido realizadas em escolas municipais e estaduais, unidade de pronto atendimento, hospital e SAMU, envolvendo diretamente os adolescentes e profissionais da Rede de Urgência e Emergência.
A programação incluiu atendimentos e atividades de prevenção e promoção culminando no grande evento de ação intersetorial no dia 26.
A vice-prefeita e Secretária de Saúde, Guta Monteiro, destacou a importância da atenção à saúde mental. “Saúde mental é o equilíbrio entre nossas emoções, pensamentos e comportamentos, permitindo lidar com as situações da vida de forma saudável. Práticas como boa alimentação, sono adequado, atividade física e momentos de lazer, além da busca por apoio quando necessário, fortalecem a qualidade de vida. Você não está sozinho: conte com a nossa Rede de Atenção Psicossocial”, disse.

