Mais de 1,5 mil alunos se preparam para os Jogos Estudantis de Rio Claro

Rio Claro se prepara para mais uma edição dos Jogos Estudantis Rio Claro (JERC), que acontecerão nos dias 4, 5, 6, 12, 13 e 14 de novembro, no Ginásio Batatão. A abertura oficial será no dia 4, às 8h30min, com a participação de alunos de 13 escolas da cidade. A iniciativa é realizada pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer.
Nesta edição, cerca de 1.660 estudantes participarão das competições, com uma média de 250 atletas por dia. A novidade deste ano é a integração de escolas estaduais e privadas, como o Colégio Alfredo Pujol, o Colégio Presidente Benes e o Cantinho Verde. As competições serão divididas por faixa etária: os alunos do Fundamental 2 e convidados competirão no período da manhã, enquanto os estudantes do Fundamental 1, entre 8 e 10 anos, entrarão em ação à tarde.
O JERC 2025 terá diversas modalidades esportivas, incluindo futsal feminino e masculino, voleibol, corrida de velocidade e revezamento, cabo de guerra, tênis de mesa, xadrez, arremesso de peso, queimada e dama. Além das competições, os alunos da rede municipal participaram de um concurso para a criação do mascote e da bandeira do JERC, com dois vencedores.
“Os Jogos Estudantis são uma oportunidade única de integração entre escolas, incentivo à prática esportiva e desenvolvimento integral dos alunos, promovendo saúde, disciplina, valores e espírito de equipe”, disse a secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho,
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi, destacou a importância do evento. “Praticar esportes favorece a saúde, desenvolve coordenação motora, disciplina e persistência, além de fortalecer laços comunitários e descobrir talentos. Os Jogos Estudantis vão muito além da competição; contribuem para a formação integral dos alunos e para a valorização do esporte no município”, destacou.
O prefeito Babton Biondi apontou que a união entre educação e esporte não promove apenas a competição, mas também inclusão, socialização e motivação escolar.