Evento reúne cerca de dois mil alunos de escolas municipais, estaduais e particular em seis dias de competições
A manhã desta terça-feira, 4, foi de empolgação e espírito esportivo no Ginásio Batatão, com a abertura oficial dos Jogos Estudantis de Rio Claro (JERC) 2025. Com rostos pintados, camisas personalizadas das escolas, mascote criado por alunos da rede municipal e arquibancadas lotadas, a pira olímpica foi acesa pelo prefeito Babton Biondi. No discurso dos presentes, todos ressaltaram que o maior troféu já está conquistado: a integração de toda a comunidade escolar em torno do esporte, da amizade e dos valores que unem o município.
Promovidos pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer, os jogos começaram nesta terça-feira e as competições também acontecerão nos dias 5, 6, 12, 13 e 14 de novembro, reunindo cerca de dois mil alunos de 13 escolas, sendo dez municipais, duas estaduais e uma privada. As disputas incluem modalidades como futsal, voleibol, corrida de velocidade e revezamento, cabo de guerra, xadrez, tênis de mesa, arremesso de peso, dama e queimada.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer, Brindisi Biondi, o clima de união e respeito é o que melhor representa o espírito do JERC. “O que vemos aqui é uma integração entre as escolas. O jogo tem regras, assim como a vida. O respeito ao próximo é essencial, e esse evento nos orgulha muito porque promove essa atmosfera de união que faz com que o município se fortaleça ainda mais”, destacou.





















A secretária de Educação, Thais Isabelle de Carvalho, reforçou o caráter formativo da competição. “Os jogos estudantis são uma ferramenta de integração e formação humana. Através do esporte, desenvolvemos valores que levamos para a vida toda — consciência, disciplina, espírito de equipe e interação”, ressaltou.
Representando o Governo do Estado, Fabrício Oliveira da Silva, superintendente da Secretaria Estadual de Esportes, destacou a importância de fomentar o esporte desde as escolas. “Esses jogos são fundamentais nas cidades. Educação e esporte caminham juntos, e é nas escolas que revelamos talentos e formamos cidadãos”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Guta Monteiro, emocionou-se ao falar sobre o papel do evento. “Só de estarem aqui, com a ousadia de participar, vocês já são campeões. Este é um dia de integração entre escolas públicas, estaduais e particulares. Mais do que competir, é o momento de agregar pessoas à vida de vocês e celebrar o que temos de melhor: amizade, respeito e cidadania”, afirmou.
O prefeito Babton Biondi ressaltou o resgate do esporte estudantil e o poder de união do evento. “Estamos resgatando o esporte e a interação entre as pessoas. Rio Claro é um município extenso, e eventos como este nos permitem conhecer e integrar toda a cidade. Quando criança, participei desses jogos e fiz grandes amigos. Hoje, ver isso renascer é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe cada um de vocês — todos já são campeões pela dedicação e pelo espírito esportivo”, declarou.
Entre os estudantes, o sentimento é de entusiasmo e sonho. A aluna Marcele Cândida Marçan, de 14 anos, da Escola Raul Machado, participa pela segunda vez e sonha com o futuro no esporte. “Vou competir no cabo de guerra, futsal e corrida. Quero seguir na área do esporte, é o que amo fazer”, contou. Já o aluno Person Henrique Pereira da Silva, de 15 anos, do Colégio Estadual Alfredo Pujol, ressaltou o valor da amizade. “É o meu terceiro Jogos Estudantis. Mais do que competir, é um momento de diversão, companheirismo e lealdade. É isso que o esporte ensina”, afirmou.


