A Represa de Ribeirão das Lajes, cuja maior parte de seu território (94,2%) está dentro de Rio Claro, pode passar a ter um papel estratégico para o município, tanto ambiental quanto turístico. Uma reunião realizada na sexta-feira, dia19, entre o prefeito Babton Biondi; a vice-prefeita Guta Monteiro; os secretários de Meio e Agricultura, José Vicente de Almeida, e o de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi; o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão; e representantes da concessionária Light — responsável pela represa — discutiu medidas para ampliar os benefícios do reservatório para a cidade.
Durante o encontro, foi acertada a criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) na represa, com o objetivo de reforçar que a maior parte do território pertence a Rio Claro. A medida permitirá que a cidade receba mais recursos do ICMS Ecológico e, ao mesmo tempo, fomente ações de turismo sustentável.
No campo do turismo, a APA possibilita que empreendimentos funcionem dentro de limites definidos, respeitando a capacidade de visitantes e garantindo a preservação da fauna e da flora entre Rio Claro e Piraí. O prefeito Babton Biondi explicou que a intenção é transformar trechos hoje pouco explorados em pontos estratégicos de visitação. “Hoje a represa de Ribeirão das Lajes é zero explorada no trecho de Rio Claro, apenas em Piraí existe uma pequena parte. Queremos desenvolver atividades econômicas em parceria com Piraí, criando pontos estratégicos de turismo de forma controlada. Seria parte integrante da nossa Trilha de Longo Curso, com a instalação de um deck no Parque Arqueológico de São João Marcos, às margens da represa”, detalhou.
O distrito de São João Marcos já abriga o parque arqueológico. A antiga cidade foi demolida em 1940 para dar lugar à ampliação da represa, construída pela Light. A caracterização do território como área de preservação é uma reivindicação antiga de Rio Claro, e a reunião representou um passo importante nesse processo. Agora, será elaborado o plano de manejo e, em seguida, realizada audiência pública para formalizar a criação da APA São João Marcos. “A represa hoje, para Rio Claro, é um gigante em área verde”, afirmou o prefeito.

Agência da Light
Outro tema debatido na reunião foi a possibilidade de renovação da concessão da Light no município que está próximo de terminar, com foco em mais investimentos e melhorias para a população, incluindo o retorno de uma agência presencial, após anos de ausência.
O prefeito destacou que, mesmo com o atendimento terceirizado, a falta da agência presencial dificultava a vida dos moradores, especialmente em áreas com pouco acesso à internet e telefonia. “A volta do atendimento presencial representa um avanço importante, permitindo que serviços como abertura de contas, negociações de débitos e esclarecimentos de dúvidas sejam realizados sem necessidade de deslocamento para outras cidades. Precisávamos desse atendimento novamente e ressalto a importância da atuação da Câmara de Rio Claro nessa conquista”, afirmou, lembrando o requerimento apresentado pelo vereador Klessio Alves Pery.
O local da agência ainda será definido, mas a expectativa é que funcione no próprio prédio da Light, no Centro de Rio Claro, garantindo mais acessibilidade e praticidade aos usuários.