Rio Claro realiza 1º Torneio Leiteiro Interfazendas

Desde o dia 13 de agosto, está sendo realizado em Rio Claro o 1º Torneio Leiteiro Interfazendas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. A competição segue até o dia 11 de setembro e reúne dez propriedades rurais do município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Vicente Alves de Almeida, o torneio está dividido em duas categorias: uma com produção de até 25 quilos de leite e outra voltada para animais de maior capacidade produtiva. Semanalmente, é feito o registro da produção das vacas participantes. Ao final, serão premiados os campeões de cada categoria, além do destaque para o melhor animal da edição.
Segundo o secretário, este é apenas o primeiro passo de um projeto que deve crescer nos próximos anos. “Hoje temos dez fazendas participando, mas a expectativa é que, no próximo ano, o número de inscritos chegue a 15 ou até 20 propriedades. É uma oportunidade de estar mais próximo dos produtores, ouvindo suas demandas e fortalecendo a integração no campo”, destacou.
Ele lembrou ainda que a cidade não realizava um Torneio Leiteiro Interfazendas há muitos anos. “Antes, a prefeitura não estava à frente da organização. Agora, pela primeira vez, a gestão municipal toma essa iniciativa”, disse José Vicente, acrescentando que, durante o torneio, os produtores também estão recebendo informações sobre linhas de financiamento, uso da patrulha agrícola e outras iniciativas de apoio da secretaria. O torneio conta com apoio técnico da Emater.
O prefeito Babton Biondi tem dado autonomia à pasta, o que vem permitindo ampliar as ações voltadas para o setor rural. Entre os avanços recentes, José Vicente destacou a lei municipal de prevenção à brucelose, sancionada neste ano, e a regulamentação do selo de produção municipal com apoio do Ministério da Agricultura. “Nosso compromisso é valorizar o produtor rural e criar condições para que ele tenha mais retorno financeiro. Quando a produção cresce dentro das propriedades, não é só a família do agricultor que ganha: toda a cidade se beneficia. A economia local gira, o comércio é movimentado e novos investimentos chegam. Por isso, estamos trabalhando para aproximar os produtores das políticas públicas, oferecendo apoio técnico, acesso a crédito e iniciativas que fortalecem a produção e garantem um futuro mais sólido para o setor agrícola de Rio Claro”, afirmou o prefeito.
A Secretaria de Agricultura também tem buscado apoio junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, para que os produtores possam ter acesso a créditos agrícolas e, assim, ampliar seus investimentos e crescer de forma sustentável. “O torneio é uma celebração do trabalho dos produtores de leite, mas também um espaço de diálogo, troca de conhecimento e fortalecimento da nossa agricultura”, ressaltou o secretário, frisando que outra ação da prefeitura que vem fortalecendo a produção de gado na cidade é o Programa Municipal de Melhoramento Genético, com IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e o Programa de Transferência de Embrião, praticamente gratuito para os produtores, em parceria com o Sebrae. O objetivo é fomentar a cadeia de produção com animais selecionados para produzirem mais.