Rio Claro vai aderir à nova plataforma de negócios para contratação de MEIs

O município de Rio Claro participou nesta semana da primeira reunião de trabalho, intermediada pelo Sebrae, para implantação do Contrata+Brasil. A nova plataforma digital do governo federal visa conectar, de forma simples e rápida, compradores públicos da União, estados e municípios a fornecedores de todo o país. A ferramenta busca ampliar oportunidades de negócios locais, gerando emprego e renda, além de reduzir a burocracia nas compras públicas e garantir mais eficiência no atendimento das demandas municipais. Tendo como foco os Microempreendedores Individuais (MEIs), o objetivo inicial é atender serviços de pequenos reparos e manutenção, com limite de R$ 12.545,11 por contratação.
“O Contrata+Brasil representa um avanço importante, pois traz mais agilidade para os processos da prefeitura e, ao mesmo tempo, abre espaço para que os microempreendedores individuais possam prestar serviços ao Poder Público. É uma forma de fortalecer a economia local e garantir mais eficiência nas contratações”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Rio Claro, Brindisi Biondi.
Com funcionamento prático, a plataforma permite que órgãos públicos publiquem suas necessidades de serviços e que fornecedores cadastrados enviem propostas com preços competitivos. O objetivo é garantir mais transparência, agilidade e eficiência, ao mesmo tempo em que oferece espaço para pequenos negócios atuarem diretamente junto ao Poder Público.
Entre as vantagens, destacam-se a conexão direta entre governo e pequenos fornecedores, a facilidade de publicação e envio de propostas, além de alertas de novas oportunidades via WhatsApp para os empreendedores cadastrados.
O consultor do Sebrae André Netto esteve presente na reunião orientando que o próximo passo agora é a prefeitura se organizar por meio de uma normatização de um fluxo processual para as contratações, a nomeação de uma comissão de contratação e a adesão à plataforma. Em Rio Claro, será estabelecido um cronograma para a capacitação dos gestores públicos e para a mobilização e treinamento de MEIs locais, além do levantamento de futuras demandas que poderão ser atendidas pelo Contrata+Brasil.
“Esse programa vem ao encontro do que defendemos desde o início da gestão: desburocratizar, modernizar e valorizar quem empreende em Rio Claro. Ao facilitar o acesso dos MEIs às contratações públicas, estamos gerando oportunidades, ampliando a renda das famílias e trazendo mais dinamismo para nossa cidade”, destacou o prefeito Babton Biondi.
A próxima reunião do programa está agendada para o dia 27 de outubro, quando serão definidos os próximos passos para a implementação da plataforma no município.