Entrou em funcionamento, no início de dezembro, o novo sistema de telefonia por ramais da Prefeitura de Rio Claro, que passou a integrar órgãos públicos de todo o município, incluindo distritos como Lídice, Passa Três, Getulândia, Macundu e Pouso Seco. A implantação representa um avanço significativo na comunicação interna e no atendimento à população.
O projeto foi desenvolvido e executado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Administração. De acordo com o subsecretário da pasta, Alexander Francisco da Silva, há cerca de quatro anos o município enfrentava sérios problemas de comunicação, onde o principal contato era o telefone celular, o que gerava dificuldades e falta de controle.
Com a implantação do sistema VoIP, aliado a uma central PABX digital, o município passou a contar com 187 ramais distribuídos entre secretarias, escolas, unidades de saúde e demais serviços públicos. Atualmente, nove números principais atendem a população, todos direcionados a uma central de autoatendimento, que permite o encaminhamento direto para qualquer setor da administração.
Os contatos e ramais estão disponíveis para consulta no site oficial da Prefeitura (rioclaro.rj.gov.br), na aba contatos. Os telefones principais são: (24) 3332-1292, (24) 3332-1717, (24) 3332-1914, (24) 2324-0051, (24) 2324-0052, (24) 2324-0053, (24) 2324-0054, (24) 2324-0055 e (24) 2324-0056. A partir desses telefones o cidadão pode falar com qualquer setor, seja discando o ramal ou esperando a central enumerar os locais.
Um dos maiores avanços foi registrado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Piedade. A unidade passou a contar com mais de 25 ramais internos, interligando setores como laboratório, farmácia, raio-x e áreas administrativas. “Hoje, quem liga para o hospital consegue falar diretamente com o setor que precisa. Isso melhora o atendimento e otimiza o trabalho das equipes”, destacou Alexander.
Além da praticidade, o sistema traz economia aos cofres públicos e mais eficiência administrativa. A centralização do atendimento também eliminou a necessidade de recepcionistas exclusivamente para chamadas telefônicas, sem prejuízo ao acesso da população.
A Subsecretaria de Tecnologia também está desenvolvendo um sistema de monitoramento dos ramais, que permitirá identificar falhas automaticamente, antes mesmo que o problema seja percebido pelos usuários. “É uma tecnologia moderna, que garante mais controle e agilidade na manutenção”, afirmou o subsecretário.
MAIS OTIMIZAÇÃO E ECONOMIA
Outros avanços tecnológicos também foram implementados no ano passado. O município passou a emitir crachás funcionais internamente, com equipamento próprio, reduzindo custos e garantindo identificação padronizada em escolas, unidades de saúde e no hospital. Outra inovação foi a instalação de 52 relógios de ponto com reconhecimento facial em repartições públicas, permitindo controle mais eficiente de frequência dos servidores.
Na área de infraestrutura tecnológica, está em andamento um processo de modernização dos equipamentos da Prefeitura, com registro de preços para aquisição de mais de 100 computadores, além de impressoras, nobreaks e melhorias na rede interna.
Outro projeto em fase avançada é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), fruto de convênio assinado pelo prefeito com o Governo do Estado. A previsão é que, a partir da primeira semana de abril, todos os novos processos administrativos passem a tramitar exclusivamente de forma digital. Processos antigos também serão gradualmente digitalizados.
“Isso representa economia de papel, redução de custos com impressão e mais transparência. O cidadão não vai mais precisar se deslocar até a prefeitura para acompanhar um processo, podendo fazer tudo de forma online”, explicou o secretário de Administração, José Cláudio da Silva.
O prefeito Babton Biondi comemorou as ações em curso ressaltando que fazem parte de um conjunto de investimentos voltados à modernização da máquina pública, com foco em eficiência, economia e melhoria dos serviços prestados à população de Rio Claro.


